sábado, 24 de abril de 2010

Estou grávida e com medo da vacina H1N1. Será que devo tomar?

Postado por Diva Moms às 08:50
Eu me fiz essa pergunta inúmeras vezes, por isso, estou colocando essa matéria aqui, demorei muito para decidir o que fazer e confesso que ainda não tomei a vacina, preferi pesquisar muito antes e tbm queria ter tempo de ver a repercussão da vacina e os "efeitos colaterais". Mas eu vou tomar sim, já fui me informar e vou tomar a vacina na próxima segunda.
Só é importante lembrar que gestantes e crianças só podem tomar o lote especial, ou seja, sem ADJUVANTES, não tomem a vacina que contém adjuvantes. Tomem a vacina do lote especial sem esse componente, ok.

 Fica aqui a dica e uma matéria super importante:


A recomendação do governo e das entidades médicas é de que todas as mulheres grávidas tomem a vacina contra o vírus influenza A, da gripe suína. Isso não quer dizer que você não possa estar preocupada e temerosa, assim como muitas outras gestantes.
A verdade é que a maioria das mulheres prefere não tomar nenhuma substância médica durante a gravidez, a menos que seja absolutamente necessário.

O problema é que estimativas indicam que de cada três pessoas uma terá a gripe suína. No caso das grávidas é maior a possibilidade de haver complicações graves decorrentes da doença, como pneumonia e parto prematuro, pondo em risco a saúde da mãe e do bebê. Mulheres que acabaram de dar à luz também ficam mais suscetíveis a complicações.
Nem toda grávida que eventualmente pegar gripe suína terá um quadro sério, mas a campanha de vacinação priorizou esse grupo justamente para evitar que se repitam as mortes de futuras mamães, como, infelizmente, foi visto em todo o mundo, inclusive no Brasil.
É importante lembrar que a vacina não é obrigatória e não será injetada em ninguém que não queira tomá-la. Sua vantagem é de oferecer alto nível de proteção (em uma única dose, no caso de adultos) contra a gripe suína por até seis meses (ou seja, suficiente para agir durante toda a temporada de frio, quando é maior a circulação do vírus).
Apesar disso, a polêmica na mídia sobre as substâncias que a compõem tem sido grande, assim como o temor sobre sua segurança em mulheres grávidas. Um dos maiores medos é de que, por ser uma vacina nova, não teria sido suficientemente testada. O que os especialistas dizem sobre isso é que ela é muito parecida com a vacina da gripe comum, a qual tem um ótimo histórico de segurança em gestantes.
Reações fortes às vacinas de gripe em geral são extremamente raras, e a vacina da gripe suína é fabricada a partir de um vírus inativo(que não provoca infecção e sim imunidade), não causando, portanto, sintomas da doença. Algumas pessoas às vezes podem sentir um desconforto no local da picada, dor de cabeça, dor muscular e até cansaço.

Um grupo restrito de pessoas NÃO deve tomar a vacina:

• Quem estiver doente e com febre, deve esperar os sintomas passarem para só então ser vacinado.

• Quem tiver alergia a ovos ou tiver tido uma severa reação alérgica à vacina da gripe comum.

• Quem for portador de uma condição conhecida como Síndrome de Guillain-Barré (neste caso, só um médico poderá avaliar se os benefícios da vacina superam os riscos).


Outra preocupação das mulheres grávidas é quanto à presença do conservante tiomersal ou timerosal (mercúrio ou mertiolato) nas vacinas de gripe e seu efeito no corpo humano. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente não há nenhum indício de que seja tóxica a adultos ou crianças a exposição às doses mínimas do tiomersal presente nas vacinas da gripe suína.

Importantes órgãos de regulamentação e pesquisa do mundo, como o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e o Comitê de Produtos Médico para Uso Humano da Europa (CHMP), também não descobriram nenhum efeito prejudicial do conservante das vacinas em mulheres grávidas ou nos fetos. E, finalmente, não há registro de que as gestantes do Hemisfério Norte, que já tomaram a vacina há muitos meses, tenham tido quaisquer reações adversas, assim como seus bebês já nascidos.

Se decidir tomar a vacina, certifique-se de perguntar no posto ou na clínica se ela é a imunização destinada especificamente às grávidas, por não conter adjuvantes, conforme a recomendação do governo brasileiro.


Para maiores informações, consulte o site do Ministério da Saúde.


Espero ter ajudado!
E lembro que além de tomar a vacina continua sendo muito importante tomar todos os cuidados com a assepsia e claro, evitar lugares fechados, onde o vírus seria transmitido com maior facilidade.

Bjocas duplas e cuidem-se!

1 comentários:

Clau on 24 de abril de 2010 às 20:24 disse...

Adorei a matéria, parabéns! bjsss

Cacau
http://blogdacacausp.blogspot.com

 

Mãe Duplex Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez